top of page

Como Montar um Planejamento Incrível para 2023


Você que tem uma empresa, é trabalhador autônomo ou trabalha em algum time de marketing tenho certeza que o seu final de ano é bem diferente do que a maioria das pessoas que estão se preparando para as festas de final de ano. Nós, que fazemos parte do primeiro time, estamos completamente focados em nosso planejamento de 2023.

Esse planejamento é essencial para virarmos o ano com o “pé direito” e continuarmos atuando estrategicamente sem nos perdermos dos nossos principais objetivos. Por isso, programe um tempo de qualidade para realizar junto com seu time o planejamento da sua empresa, aproveite para fazer uma retrospectiva de 2022 e criar novos objetivos e metas para serem alcançadas.


Continue aqui comigo pra eu te ajudar nesse processo da construção do seu Planejamento para o próximo ano.


Conheça o seu momento atual


Para realizar um planejamento é importante que você conheça como a sua empresa está atualmente, ou seja, como foi a sua performance em 2022, quais ações e campanhas obtiveram sucesso e quais não foram tão bem? quais os motivos? Se pergunte, quais aprendizados eu levo desse ano para eu não volte a repetir o que não deu certo ou realizar de forma diferente?


Uma maneira prática de fazer essa isso é utilizar a Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), em português é conhecida como Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Para o preenchimento das forças e fraquezas você vai precisar analisar o seu ambiente interno, ou seja, pontos que dependem exclusivamente de tomadas de decisões internas e estão na sua mão. Já as oportunidades e ameaças são análises que dizem respeito ao ambiente externo, ou seja, que estão fora do controle da empresa, não depende de você.


Confira abaixo como preencher.


Ambiente Internos


Forças: nesse item você deve analisar quais são as vantagens que você tem em relação aos seus concorrentes. O que faz você ser melhor? Como você se diferencia? Porque os clientes escolhem você?


Fraquezas: já nesse item você deve fazer exatamente o contrário, você deve preencher as desvantagens que você tem em relação ao mercado e aos seus concorrentes. Se faça perguntas como: Por que seu cliente prefere o concorrente? Seus processos são ágeis? A burocracia atrapalha a performance da sua empresa? Os colaboradores estão engajados?


Busque analisar cada processo e cada etapa para entender se elas fazem parte das forças ou fraquezas da sua empresa.


Ambientes Externos


Oportunidades: nesse item você deve levar em consideração todas as oportunidades externas que não estão no seu controle e você pode aproveitar para explorar positivamente. Por exemplo: a abertura de um centro empresarial próximo ao seu restaurante, você poderia fazer uma parceria com o local e oferecer almoços diariamente; o acontecimento de um grande evento próximo ao seu hotel; precisamos ficar atentos a qualquer oportunidade, que pode ser momentânea, para não perdermos!


Ameaças: vai ser completamente o contrário das oportunidades, você vai elencar todas as ameaças externas que estão fora do seu controle e vão impactar negativamente na sua empresa. Por exemplo: uma pandemia como foi a COVID 19, um desastre natural, um aumento de imposto repentino.


O ideal é que você reserve um momento com sua equipe e realize um brainstorming para preencher com qualidade esse material, segue abaixo um exemplo prático de uma Análise Swot do MC Donald´s:

Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/47382552/analise-swot-mc-donalds


Defina seus objetivos e desenhe suas metas


A partir da conclusão da sua Análise SWOT você pode definir quais serão seus principais objetivos a serem alcançados durante o próximo ano e partir disso criar metas para serem atingidas a curto prazo para o atingimento dos objetivos principais. E como exatamente você pode fazer isso? Eu já te conto!


Digamos que o resultado da sua SWOT identificou que o custo da sua operação está muito alto, acima do mercado e um dos objetivos que você planejou para o próximo ano foi o de diminuir o custo geral sem perder a qualidade, você deverá criar metas alcançável como:

  • buscar novo fornecedor com valor mais atrativo ou melhores condições de pagamento;

  • garantir que os investimentos em comunicação sejam mais assertivos através de inteligência de mercado;

  • terceirizar algum tipo de serviço para baratear a produção.

E por aí, você deve fazer isso para todos os objetivos propostos no seu planejamento para 2023.


Você pode criar um objetivo macro onde todos da empresa devem trabalhar juntos para alcançá-lo, como por exemplo: Aumento de vendas em XX% nesse ano.


E com objetivos por times, como: o time de marketing ter seus objetivos ao longo do ano, o time comercial, o time de produção e que a conquista dos objetivos de todos os times vai levar ao atingimento do objetivo principal da empresa.


Importante: não deixe de delimitar prazos, tanto para os objetivos como para metas.

Não deixe de criar objetivos e metas que sejam alcançáveis de verdade, mantenha o pé no chão e não leve o seu time a exaustão, faça o seu planejamento com consciência. Desmembre as ações que devem ser realizadas em meses e depois em dias, assim vocês saberão exatamente o que deverá ser feito em cada período do próximo ano.


Planejar suas ações e campanhas


Você já tem a visão de como está o momento atual da sua empresa, já sabem quais objetivos precisam ser alcançados no próximo, já criou as metas que precisam ser atingidas ao longo do ao para chegar aos objetivos principais, agora é só planejar as ações e campanhas que você deve fazer para chegar lá.


Vamos lá!


Esse é o momento de você se inspirar e colocar todas as suas grandes ideias pra fora, destrinche o calendário do próximo ano e coloque no papel com o máximo de detalhes o que você gostaria de fazer.


Vou te dar uma dica: Comece pelas principais datas de varejo do ano!


Comece planejando as datas mais importantes para a sua empresa no ano, planejamento 360º mesmo, campanhas, eventos, influenciadores, investimentos que você quer fazer. A partir disso, preencha as lacunas entre uma data importante de varejo e outra, pense com carinho no que você pode fazer para atrair seus clientes em momentos de “baixa temporada”.

  • O que é aspiracional para o seu cliente?

  • Como chamar a atenção dele?

  • O que ele espera de você e como superar essa expectativa?

Faça esse planejamento, revise e altere sempre que achar necessário. Fiquem sempre focados em como atingir as metas que desenharam, inove e surpreenda.


Vamos todos juntos entrar em 2023 com o planejamento pronto e impecável? É isso mesmo, quero ver todo mundo começando o próximo ano já sabendo exatamente o deve fazer, com os objetivos e metas prontas a partir de uma análise assertiva.


Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para o seu planejamento? Entre em contato comigo e vamos fazer juntos!


27 visualizações1 comentário

1 Comment


mariafanbo
Dec 22, 2022

Que material fantástico! Amei!🥰

Like
bottom of page