top of page

Comportamentos tradicionais do consumidor em janeiro e como aproveitar

Atualizado: 8 de fev. de 2023



No mês de janeiro acontecem pelo menos dois comportamentos tradicionais e que são, quase que exclusivos, desse período. Nós, que não podemos deixar essas oportunidades maravilhosas passarem, precisamos pensar como podemos e devemos aproveitar para entregar de maneira estratégica os produtos e serviços que estão em alta, sendo pesquisados e com maior atratividade aos olhos dos consumidores.


O primeiro deles é o sentimento de renovação, com a virada do ano vem aquela vontade de ser uma nova pessoa, começar novos planos, investir em um novo visual, um novo guarda roupa, uma nova decoração do lar, começar uma vida fitness, se especializar em algum segmento e por aí vai...o que não falta é a oportunidade de explorar esse sentimento de “querer fazer” e “querer ser” que as pessoas estão compartilhando no momento.


O segundo deles e que pode ser aproveitado para trabalhar junto com o primeiro também, é o momento de volta às aulas, que vai abraçar uma parcela enorme dos consumidores. Nesse aqui, precisamos lembrar que teremos um mesmo objetivo (volta às aulas), porém com públicos muito diferentes.


Por isso, continue aqui comigo para saber como aproveitar esse momento!


O Sentimento de Renovação: ano novo, vida nova


Última semana do ano, passamos o Natal com a família, o sentimento de amor e solidariedade invade os nossos corações. E então, começamos a fazer as promessas de Ano Novo sobre como seremos pessoas melhores. Pulamos as sete ondinhas, estouramos o espumante na virada do ano, nos emocionamos e o sentimento de renovação nos invade da cabeça aos pés. Eu imagino que o seu final de ano tenha sido mais ou menos assim, se não foi, pelo menos é o da maioria das pessoas.


E é exatamente aí que a gente entra, para alimentar o sentimento de renovação e oferecer as soluções ideais para que as pessoas possam cumprir suas promessas de ano novo. Por isso, dentro do seu segmento, o que você poderia ofertar para o seu público contando o storytelling da renovação?


Deixo abaixo algumas ideias para você se inspirar:

  • Moda: renovação do guarda-roupa | seja a pessoa que você sempre quis

  • Casa: renove a sua casa | redecore a sua casa | Ano novo, casa nova

  • Estética: seu novo estilo | a mudança que você precisa para um novo ano

  • Academias e alimentação saudável: foque em você nesse novo ano | ano novo, vida nova

  • Escolas e cursos: comece o ano se especializando | aprenda uma nova profissão | ano novo, objetivos novos

  • Veículos: ano novo, carro/moto/veículo novo | dê um up no seu veículo

  • Livrarias: leia mais nesse novo ano | comece pelos livros X Y Z

  • Serviços de costura e conserto: não passe mais esse ano com seus itens parados em casa, traga que nós consertamos para você

  • Serviços gerais: não tenha mais esse problema, eu resolvo para você


É uma infinidade de oportunidades para você aproveitar e utilizar no seu segmento! Pegue um papel e uma caneta e pense sobre como você pode possibilitar uma renovação para os seu clientes e contribuir com seus objetivos e promessas para 2023.


Volta às Aulas


Esse momento de volta às aulas acontece duas vezes por ano, início de fevereiro e início de agosto. Por isso, podemos aproveitar esse conteúdo e campanhas nesses dois períodos. Porém, o principal mesmo é o mês de janeiro, onde as famílias estão focadas nas compras de materiais escolares, uniforme, calçados, livros e todo o universo de papelaria que todo mundo ama!


Vamos a nossa fanfic: você está há dois meses de férias, sem ver ninguém da sua roda de amigos e colegas, o dia de voltar às aulas está chegando e a única coisa que você quer é voltar com tudo em cima! Chegar chegando, com roupa nova, cabelo hidratado, unhas feitas, os cadernos, planners, canetas e tudo mais do momento, com aquele tênis mega confortável e estiloso e, é claro, focada que esse ano você vai estudar pra caramba.


E advinha só? É nesse momento também que a gente vai entrar. Nada mais nada menos que para sanar todas essas necessidades e desejos. O grande X da questão é: oferecer o que as pessoas querem no momento que elas querem e precisam. Dedique um tempo de qualidade para entender o que o seu cliente necessita nesse momento e o que seria desejoso para ele adquirir, cada perfil de público terá uma necessidade diferente e você precisa saber qual é a do seu consumidor.


Mais uma vez, são inúmeras oportunidades que você pode transformar nos produtos e serviços certos, assim como conteúdo mais adequado e relevante para o seu público nesse momento, não deixe de fazer o seu planejamento e seja completamente apaixonado e obcecado por ele!





Se precisar de ajuda, conte comigo! Clique aqui para entrar em contato e fazer um orçamento.



12 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page