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Conheça as Estratégias de Marketing para o grande sucesso da Banda Coldplay



Já imaginou a sua marca ter uma legião de fãs do mundo inteiro e ser seguida por mais de milhões de pessoas? Parece um sonho, não é mesmo!?


Para quem está começando o seu negócio ou começou recentemente, é quase inimaginável uma coisa dessas, mas acredite, é possível. Temos um exemplo que está passando agora pelo Brasil e que os fãs estão rasgando elogios para contar como foi a experiência única de contato com essa marca.


O trabalho de marketing é idealizado e executado de forma tão impecável que eu não poderia deixar de trazer essa análise para vocês se inspirarem e conseguirem implementar no dia a dia da empresa. Por isso, continue aqui comigo e conheça as estratégias de marketing que a banda Coldplay utiliza para ser uma das bandas mais amadas do mundo, e que você também pode utilizar!


O Storytelling da Banda Coldplay


Storytelling nada mais é do que a arte de contar uma história a partir de uma narrativa. O storytelling da banda Coldplay envolve uma narrativa de superação, esperança e conexão emocional com o público. Desde o início da carreira da banda, suas letras e músicas foram reconhecidas por sua capacidade de evocar emoções profundas e universais, falando de temas como amor, perda, dor, esperança e redenção.


Além disso, eles têm uma abordagem positiva e otimista em relação à vida, enfatizando a importância da solidariedade e da união em um mundo muitas vezes dividido e difícil. Isso é especialmente evidente em álbuns como "A Rush of Blood to the Head" e "Viva la Vida or Death and All His Friends", que apresentam letras que falam de superação pessoal, esperança e uma visão de mundo mais ampla.


A conexão emocional que a banda constrói com seu público também é reforçada por suas performances ao vivo, que muitas vezes apresentam efeitos visuais deslumbrantes e interações intensas entre os membros da banda e o público. Tudo isso ajuda a criar um senso de comunidade e pertencimento entre os fãs da banda, que se identificam com a mensagem positiva e emocionalmente poderosa.


A Identidade Visual e Consistente


A banda Coldplay possui uma identidade visual forte e consistente, que inclui o uso de cores vivas e vibrantes, símbolos icônicos (como o "floco de neve" e o "A Head Full of Dreams"), e arte visual altamente estilizada que é usada em todos os aspectos do marketing da banda, desde álbuns, singles, capas de revistas, campanhas publicitárias e performances ao vivo.


A consistência é a estratégia mais eficaz para uma marca, principalmente com a assertividade na sua identidade visual, isso faz com que, assim que as pessoas vejam qualquer publicação, ação, evento ou atividade sua, saiba que é você quem está realizando. A sua consistência vai deixar claro quem é você e o que você faz.


Conexão Emocional com o Público


A música da banda é conhecida por ser emocionalmente cativante, com letras que, muitas vezes, falam de temas como amor, esperança e superação. Isso tem ajudado a construir uma forte conexão emocional com os fãs, o que aumenta a lealdade e a base de seguidores.


As letras das músicas são os posicionamentos e exposição dos valores da marca: o que eles acreditam, como eles enxergam o mundo, o que eles esperam dele, além da motivação para alcançar o que acreditam. Seus seguidores são aqueles que compartilham das mesmas crenças e, por isso, a conexão emocional acontece de maneira tão genuína.


Grandes Performances ao Vivo


Coldplay é conhecida, também, por realizar grandes performances ao vivo, muitas vezes com efeitos visuais impressionantes, que ajudam a criar uma experiência inesquecível para o público. Essas performances são amplamente divulgadas nas redes sociais e nos meios de comunicação, o que ajuda a aumentar a visibilidade e popularidade da banda.


Entendemos que a sua marca não precisa fazer um mega show com efeitos megalomaníacos para impressionar seus clientes, a não ser que você seja uma banda (risos). Mas já parou para pensar quais experiências os seus consumidores têm ao entrar em contato com você?


Dentro de toda a jornada que o seu cliente faz para chegar até a sua marca e realizar uma compra, quantas vezes ele é impactado? E quais dessas vezes ele terá uma boa experiência e até uma experiência inesquecível? De que forma você está trabalhando genuinamente para que esse cliente queira comprar de você porque o seu produto ou serviço é melhor do que o do concorrente em todos os aspectos dessa cadeia, sem se importar, necessariamente, com o valor?


Pergunte-se: qual é o valor que eu entrego para o meu cliente e o que faria ele comprar de mim e não do meu concorrente?


Vivencie os seus Valores


A banda tem se envolvido em diversas causas sociais e políticas ao longo dos anos, incluindo o combate à pobreza, a luta contra as mudanças climáticas, e o apoio a causas humanitárias. Isso ajuda a construir uma imagem positiva da banda e faz com que muitos fãs se identifiquem com os seus valores e ideais.


Muito além de apenas cantar sobre o que acreditam, Coldplay é um exemplo para os seguidores, longe de ser “faça o que eu digo e não o que eu faço”, a banda coloca a mão na massa e se envolve de coração nas causas em que acredita e em seus valores. Por isso, o aprendizado aqui é: não tente ser algo que não é, se a sua marca diz que valoriza algo, lute por essa causa e posicione-se.


Uso das Plataformas Digitais


Coldplay tem uma forte presença em plataformas digitais como YouTube, Spotify, Instagram e Twitter, onde a banda compartilha conteúdo exclusivo, atualizações sobre shows e lançamentos, além de interagir diretamente com os fãs. Isso ajuda a manter a banda relevante e em contato direto com seus seguidores.


A humanização das marcas é um ótima maneira de criar um relacionamento com seus clientes, por isso, esteja presente em suas redes sociais, interaja, faça perguntas, crie conexão com os seus seguidores.


Além da importância da conexão, se você está no momento de alavancar a ganhar presença de marca, saiba que o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais do mundo; então, o seu público estará nelas e você precisa estar também, com conteúdos relevantes e de qualidade.


Essas são algumas das estratégias de marketing que a banda Coldplay usa para construir uma base de fãs apaixonada e ampliar sua popularidade. É importante ressaltar que essas estratégias estão interligadas e contribuem para criar uma imagem positiva e forte da banda.



Raissa Anbo é especialista em marketing pela USP/Esalq e em Gestão de Negócios pela Unic. Atua há mais de 10 anos com marketing e eventos, é criadora de conteúdo que ajuda empresas e profissionais de marketing a atuarem de forma estratégica. Realiza consultorias em marketing para empresas.


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