top of page

Descubra os segredos do sucesso do Lensa

Atualizado: 2 de dez. de 2022

Nos últimos dias, você deve ter acompanhado diversas postagens nas redes sociais de imagens com ilustrações diferenciadas criadas por inteligência artificial. Elas se tornaram uma verdadeira febre e o responsável por essa nova tendência é o aplicativo Lensa, um app de edição de imagens que foi lançado em 2018 e só agora caiu no encanto popular.

Basta apenas enviar algumas fotos em formato de “selfie” para o app transforma-las, através de inteligência artificial, em avatares realísticos devido ao recurso “Magic Avatares”.


Mas afinal, qual o segredo de todo esse sucesso? Continua aqui comigo que eu te explico.


Alimenta o EGO


Os seres humanos gostam de ser vistos e reconhecidos pelo o que entendem serem as suas melhores versões, não é à toa que os aplicativos com filtros e “melhoramento de fotos” caíram tanto no gosto popular, fazendo com que nos tornemos praticamente outra pessoa. Afinamos nosso rosto, nosso nariz, aumentamos nossa boca, escolhemos as cores dos nossos olhos e cabelo, aumentamos nossos cílios e nos maquiamos com um simples toque. Entre as fotos modificadas e a realidade costumam existir uma abismo bem grande.


O que isso tem em comum com o aplicativo Lensa? É exatamente o mesmo objetivo, alimentar o ego positivamente, ou seja, buscarmos likes e elogios enquanto nos transformamos em seres que desejamos ser. Você pode estar na lua ou em qualquer outro lugar com apenas um clique, assim como a sua imagem que ficará perfeitamente delineada como uma obra de arte.


Quem sabe não seja uma preparação para o Metaverso? Que inclusive, já não é mais o futuro e sim o presente.


Caiu no encanto Influenciadores Digitais


Já não é mais segredo para ninguém que os queridinhos da internet, os influenciadores digitais, têm um público fiel composto por milhões de seguidores que estão completamente por dentro do que fazem no seu dia a dia. A hora que acordam, o que tomam de café da manhã, como programam o seu dia, como escolhem seus looks e de onde são, quantas vezes vão ao banheiro (rsrs) e tudo mais. Simplesmente por um único motivo: as pessoas querem ser como eles. Se isso é saudável ou não, aí é outra conversa.


Porém, voltando ao nosso foco aqui, a partir do momento que o Lensa caiu no encanto dos influenciados digitais e eles começaram a postar suas fotos modificadas via inteligência artificial, é óbvio que os seus seguidores não poderiam ficar de fora. Sabe o que é mais lindo de tudo isso? Aconteceu organicamente, ou seja, não houve pagamento para nenhum desses famosos para divulgarem o app, eles usaram, se encantaram e resolveram postar suas fotos organicamente, promovendo “de grátis” para os seus milhões de seguidores.


FOMO – medo do não pertencimento


Em momentos de grandes tendências o ser humano costuma tomar decisões para que se mantenha inserido socialmente ao que está acontecendo. Nós somos seres sociais e assim gostamos e queremos permanecer. Se um grupo que você está inserido está vivenciando uma experiência com alguma coisa e você não, você estará com a sensação de que está perdendo algo essencialmente importante. E isso é exatamente como o FOMO funciona.


Ou seja, se estamos com todos ao nosso redor postando fotos modificadas por inteligência artificial pelo app Lensa, que nos deixa mais bonitos, nos transformando em quem nós quisermos, onde nós quisermos, recebendo um monte de likes e conversando sobre isso, o nosso desejo será fazer parte desse grupo para poder estar presente da mesma forma e estar socialmente inserido.


Conclusão


Pode até ser que os criadores do Lensa não planejaram alcançar todos esses objetivos na estratégia de marketing do app, principalmente, por não ter sido uma estratégia de lançamento e o app já existir há alguns anos. Porém, mesmo assim por uma série de fatores, hoje esses fazendo mais sentido para o público.




17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page